Img
Qual é a melhor idade para aprender um novo idioma e dominá-lo?

Pesquisadores americanos queriam descobrir exatamente qual é a idade limite para dominar uma nova língua com uma fluência gramatical perfeita. E eles conseguiram!

Você até pode falar inglês fluentemente, mas conseguiria se passar por um americano? É capaz de captar as sutilezas da gramática de uma segunda língua? Pesquisadores de três universidades de Boston, nos Estados Unidos, entrevistaram mais de meio milhão de pessoas para saber quantas tinham essas habilidades.

Eles, então, criaram um teste gramatical online com diversas perguntas relacionadas a elementos linguísticos, como concordância substantivo-verbo, pronomes, preposições e cláusulas relativas. Em troca das respostas, os entrevistados ganhavam palpites sobre suas origens. A tática funcionou e a pesquisa viralizou tanto, que chegou a atrair 100 mil acessos por dia, de pessoas com 38 idiomas diferentes.

O que revelou a pesquisa

Com base nas respostas, foi possível concluir que a capacidade de aprender uma nova língua, pelo menos gramaticalmente, é mais forte até os 18 anos de idade. No entanto, para se tornar completamente fluente, o aprendizado deve começar antes dos 10 anos.

Segundo o estudo, entre os motivos que dificultam o aprendizado após os 18 anos estão as mudanças sociais, físicas, a interferência da língua primária e o desenvolvimento contínuo do cérebro. Além disso, normalmente, é a partir dessa idade que as pessoas ingressam no mercado de trabalho e costumam encontrar empecilhos como a falta tempo, oportunidades e até ambiente adequado para uma boa aprendizagem.

Outras curiosidades

  • Por ser um teste escrito, não foi possível testar o sotaque, mas estudos anteriores revelam que o período crítico para os sons começa ainda mais cedo.
  • A pesquisa foi aplicada apenas em inglês, no entanto, os pesquisadores acreditam que as descobertas serão transferidas para outros idiomas e estão desenvolvendo testes semelhantes para espanhol e mandarim.
  • As pessoas que aprenderam uma nova língua por imersão, isto é, morando no país de origem do segundo idioma, são mais fluentes do que aquelas que aprenderam em uma sala de aula.
  • Os pesquisadores dizem que, mesmo entre falantes nativos, o tempo total para dominar completamente uma língua é de 30 anos.

Fonte: Revista Crescer

Link: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2018/06/qual-e-melhor-idade-para-aprender-um-novo-idioma-e-domina-lo.html#:~:targetText=O%20que%20revelou%20a%20pesquisa,come%C3%A7ar%20antes%20dos%2010%20anos.

img
img